Minha criação musical sempre foi muito pro lado do rock, tanto nacional quanto internacional. Mas de uns tempos pra cá (e na minha cabeça, já tarde) eu venho me permitindo conhecer outras ondas que fogem dessa bolha rockeira! E nessa busca por "novas" roupagens, me deparei com o tropicalismo e particularmente com Caetano Velozo. Ele e Lobão (que por ser rock, escuto há muito mais tempo) têm uma rixa particular, que envolve seus estilos. Vejamos o que fala um do outro. No video do Lobão ele fala (mal) de Caetano, Chico, Gil, Niermeyer, entre outros. Mas eu vou focar hj só em Caetano:
Esse video é só um exemplo da opiniao dele, que costuma repitir muito essas coisas!
O Proximo é de Caetano falando de Lobão:
A quem eu dou razão? Hoje, a Caetano. Mas ontem, por ser naturalmente rockeiro e todo rockeiro é meio cego aos outros estilos de musica, eu já foi partidário de Lobão. Briguinhas de comadres a parte, eu até acho que Lobão Tem Razão (e isso é o nome de uma musica muito, mas muito ironica, composta por Caetano, em resposta a uma de Lobão chamada Para o Mano Caetano) em alguns aspectos (sobre o discurso de Gil, por exemplo...), mas ele perde a briga porque argumenta de forma ofensiva e demasiadamente agressiva, o que acaba se voltando á comédia.
O tropicalismo foi um movimento importatissimo para o Brasil, não só na esfera musical (depois eu faço um post sobre isso) que merece muito respeito.
Por que isso me pareceu importante numa esfera mais ampla? Simples: eu acho que todo mundo tem direito de revisitar uma opiniao quando se obtem novas informaçoes. Alguns chamam isso de falta de convicção. Eu chamo de bom senso pra reconhecer que se cometeu um equivoco.
Eu espero sempre ser sensato o suficiente pra não ter vergonha de expressar minha mudança de opinião quando achar que devo. Já fui de Lobão, hj sou de Caetano e, quem sabe, amanhã posso mudar de ideia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário