sexta-feira, 18 de maio de 2012

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil



História é uma matéria que me fascina! Tentar entender como a sociedade vem se construindo através dos séculos me prende muito a atenção. E a história do Brasil as vezes parece até um romance.

Acontece que, como qualquer conto que se conta várias vezes, a história do Brasil é cheia de "adaptações" para que se crie herois e ídolos resistentes ao passar do tempo. Tendo isso em mente e a fim de re-descobrir a história do país é que eu recomendo o livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, por Leandro Narloch.


O livro tem algo de periódico, o que dinamiza e simplifica muito sua leitura (contendo cerca de 350, só ontem lí 200 páginas rapidinho). Pra se ter idéia de como o autor desmistifica alguns personagem historicos, copio a contra-capa:

"Por mais voltas que se dê, é impossivel contar a história do Brasil sem falar em Portugal. A vida dos dois países sempre se cruzou mais do que se podia supor.Um enfoque novo e original.

(...)

- Não foi por causa dos Portugueses que morreram tantos índios;
- Não foram os Portuguesse que inventaram a escravatura. Quando chegaram à África ela já existia;
- Santos Dumont não inventou o avião nem o relógio de pulso;
- Jorge Amado trabalhava para os Nazis;
- Aleijadinho é uma má cópia do barroco Portugues;
- A origem da feijoada é Européia."

Bacana né? E bem intrigante. Pra mim que tenho uma manía feia de questionar algumas coisas que são de senso comum, caiu como uma luva! Se você também é um inquieto por natureza, pode se debruçar sobre esse livro que certamente vai ser de seu apreço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário