Esses dias, vendo uma entrevsta do cantor/ator Seu Jorge, ele comentou sobre um filme que tinha feito em 2004. E eu, como cinéfilo, fui logo procurar pra assistir.
O nome do filme é A Vida Aquática de Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou), do diretor We Anderson (Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial) e conta com grandes estrelas do cinema mundial no elenco, a começar com Bill Murray, passando por Owen Wilson, Cate Blanchett e Anjelica Huston.
O roteiro nao é nada espetacular, mas é bem envolvente, O que mais me chamou atençao foi o esquema de cores do filme (se utiliza muito azul, amarelo e vermelho). O azul representa... dra.. brincadeira... num vou ficar viajando nisso nao. Eu só achei esteticamente bonito.
Outra coisa bacana é que as vezes, quando se vai passar de um cenário para outro, a camera pasa "por dentro" da parede, como se tivesse filmando um palco com varios ambientes.
A trilha sonora também é bem massa. Em diversos momentos aparece Seu Jorge tocando violao e cantando em portugues. Muito bom!
Por sinal, na entrevista através da qual eu "descobri" o filme, Seu Jorge revela que foi indicado porque o diretor precisava de um ator brasileiro, negro e que tocasse e cantasse. Eu não sei vocês, mas eu não vejo ninguem melhor pro papel do que ele.
Segue a sinopse do filme copiada descaradamente do blog Cine7, que infelizmente está desativado:
Uma aventura extraordinariamente diferente, que nos leva a um mundo aquático repleto de comédia inteligente, com drama, ironia e boa música. Uma história simples mas muito bem contada por Wes Anderson, com um surrealismo brilhante num mundo tão estranho quanto apaixonante. No seu filme Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial, Anderson e o co-argumentista Owen Wilson (também actor neste filme), oferecem-nos um universo paralelo em Manhattan com personagens igualmente estranhas, curiosas e inteligentes.
"Em A Vida Aquática de Steve Zissou o realizador vai ainda mais longe num mundo imaginário repleto de equipamentos engenhosos e de espécies marinhas estranhas (criadas por computador), desde cavalos-marinhos coloridos a cardumes cor-de-rosa. Esta é a história de um famoso oceanógrafo, Steve Zissou, personagem baseada na comédia de Bill Murray e na vida de Jacques Costeau, e da sua equipa disfuncional e excêntrica.
A bordo de um barco velho mas aconchegado, chamado Belafonte, a equipa Zissou dedica-se a documentários e a expedições subaquáticas. Mas os problemas financeiros e a morte de um parceiro na sua última aventura, comido por um tubarão jaguar extremamente raro, fazem o comandante Steve Zissou iniciar uma expedição amalucada, pelas profundezas marítimas, de forma a vingar o amigo e matar o tubarão.
Com um elenco fantástico, encabeçado por Bill Murray – a personagem de Zissou foi criada a pensar nele – participam nesta aventura surreal Owen Wilson como piloto e admirador, que pode, ou não, ser filho do oceanógrafo; Cate Blanchett, a repórter responsável pela cobertura da expedição; Angelica Houston como a mulher misteriosa de Zissou; Willem Dafoe como irmão ciumento e engenheiro da embarcação e Jeff Goldblum, o arqui-inimigo e o recém-chegado.
O brasileiro Seu Jorge tem aparições muito divertidas ao cantar em português músicas de David Bowie. São personagens diversificadas num mundo que tem parecenças com o filme Yellow Submarine e com a comédia dos Monty Python. A marca de Bill Murray, e o seu humor calmo, junta-se ao humor inteligente de Wes Anderson para nos dar um filme muito agradável.
® João Tomé"
Por último, deixo o trailler:
Gostei do blog, mas falta uma foto tua. Senti falta disso... Vou acompanhar teu blog!!!!! Já sou fã. Beijooooo;-)
ResponderExcluir