sábado, 12 de maio de 2012

Parque del Retiro: Um Oásis em meio ao Cáos

Madrid é uma cidade dificil, pelo menos pra mim. Em geral, a cor amarronzada de seus edificios refletem bem o humor griz da maioria de seus habitantes. É uma gente cheia de método e com pouca tolerância à imporvisação (quem me conhece um pouquinho sabe que a improvisação é a base de meu caminho). Acho que por isso eu tive, e ainda tenho, um pouco de dificuldade a me adaptar ao ritmo daqui.

Mas em meio â toda essa confusão, existe um lugar que me lembra demais a sensação que eu sempre tive morando em uma cidade costeira. Mesmo não se tratando de uma praia (do que eu sinto muita falta), o Parque do Retiro é um lugar onde eu consigo relaxar, descansar o juízo e recarregar as baterias.

Tive lá essa sexta-feira (11/05), na compania ilustríssima de Gabriel García Marquez, e de alguns personagem de seu livro "Cem Anos de Solidão", que eu to lendo denovo pra fazer um exercício proposto por um conhecido já há algum tempo, mas que não tive tempo antes (certamente quando concluído o exercício, vou fazer um post sobre ele). O fato é que eu postei uma foto no Facebook e os comentários e curtições foram imediatas. Meu primo comentou: "humm... que paz". Minha irmã comentou: "trocaria um pouco de minha praia aqui por um tempinho nesse parque". E olha que foi só uma foto de um lugar com cerca de 118 hectares de área.

O fato que Madrid as vezes me deixa um pouco perturbado, e o Retiro é o canto que eu encontrei pra descarregar minhas energias negativas e recarregar as positivas.

Tirei algumas fotos lá depois de tantos comentarios rapidos já com a intenção de fazer esse post:


Ainda fora do parque, tem um sebo de livros usados (redundancia). Infelizmente nesse dia e horario a maioria das barracas tavem fechadas.

Essa parte aí é um laguinho que é bem tranquilo. Tem umas quedas d'agua bem pequenas que fazem um som muito agradável. Pra mim é o melhor lugar pra sentar na grama e ler.

Uma vista dos jardins que são vastíssimos em todo o parque.

Palácio de Vidro, onde sempre tem alguma exposição bacana.


Monumento a Afonso VII. Aqui se pode alugar uns barquinhos a remo pra dar uma volta.


Sempre tem muita gente pelos logradouros do parque andando de patins, skate, bicicleta...


Se a Amazônia é o pulmão do mundo, pra mim, o Parque do Retiro é o pulmão de Madrid. Quem vier por aqui recomendo muito uma visita, em se tratando de meu lugar preferido na cidade. Para mais informaçoes, clique AQUÍ pra acessar o site oficial do parque.

Se quiserem mais comentários sobre lugares bacanas em Madrid, fucem sem medo o blog No canto do cisco, no canto do olho, de minha queridissima amiga Isabelle Maciel, outra brasuca que mora por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário